Segundo levantamento analítico executado pelo Estadão, o Brasil é o país que tem maior número de estatais entre os 36 países consubstanciados à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). São mais de 400 empresas controladas direta e indiretamente pela União, Estados e Municípios. Só a União detém controle em 138 estatais e boa parte delas são alvos do programa de privatizações do Presidente eleito do PSL, Jair Bolsonaro.

Dezenas dessas estatais foram concebidas durante a era petista e se tornaram alvos de casos de corrupção e indicações espúrias de gerenciamento em troca de apoio, maximizando os desvios orçamentários e proliferando mais atos de corrupção. Esse triste cenário das estatais emprega mais de 500 mil pessoas e atribui um prejuízo superior a R$ 9,3 bilhões com gastos e manutenções, superando a receita arrecadada oriunda dessas participações e detenções estatais.

É possível observar também que entre os países do ranking de estatais analisados, quanto maior o número de estatais, maior a correlação com o Índice de Corrupção. Os países com menor número de estatais são líderes no Raking Heritage Foudation, Doing Business do Banco Mundial e são líderes dos principais indicadores sociais e econômicos. As correlações são claras: quanto mais estatais, maior é a corrupção e maior é o tamanho do Estado. Quanto maior o tamanho do Estado, menos liberdade econômica e menos prosperidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o melhor do conteúdo livre!

Seja notificado das nossas principais notícias!

Você também poderá gostar

Durante entrevista à Fox News, Trump fala de acordo com Bolsonaro e diz: “temos 267 bilhões esperando.”

Em sua última entrevista concedida à apresentadora Laura Ingraham, do canal Fox…

Ombudsman da Folha de SP admite erro na matéria que acusava Bolsonaro de caixa 2

Durante a comum euforia na disputa pela Presidência no segundo turno, a…

Folha de SP divulga fake news sobre retirada de imagens católicas por Michelle Bolsonaro

O Presidente eleito, Jair Bolsonaro, veio à público mediante redes sociais para…

Feminista incentiva mulheres a jogarem água nos homens em transportes públicos

O canal norte-americano DC Shorts publicou um vídeo em que uma feminista…